terça-feira, 11 de agosto de 2009

Verdade, acabei sentindo cada dia igual;

Interessante como a vida da gente dá tantas voltas. Não planejei nem metade das coisas que estão acontecendo comigo, mas estou vivendo tudo com a maior intensidade. A diabete me impôs limites. Aos 16 anos, eu começava a conhecer as noites, as bagunças, os amigos, o exagero da vida, e me vi presa a uma doença para o resto da minha vida. Mas soube administrar, aceitar e me controlar.

Tudo isso começou em uma viagem de visita aos meus parentes em Brasília. Quando eu ia dormir, precisava de um copo de água do lado da cama e acordava várias vezes durante a noite com vontade de fazer xixi. Pra mim, parecia tudo absolutamente normal, pois Brasília, nesta época do ano tem um clima muito seco, e eu não estava acostumada. Minha fome era desesperadora, eu comia de tudo e ficava cada vez mais magra. Embora as pessoas comentassem, eu não via nada demais nisso. A Diabetes era algo bem distante dos meus conhecimentos e eu, até então, não sabia os seus sintomas.


Tecnicamente falando, a Diabetes é uma doença silenciosa, mas tem sintomas.

  • Muita sede;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
  • Fome exagerada;
  • Visão embaçada;
  • Infecções repetidas na pele ou mucosas;
  • Machucados que demoram a cicatrizar;
  • Fadiga (cansaço inexplicável);
  • Dores nas pernas por causa da má circulação.

5 comentários:

  1. Conhecer seus próprios limites, o autoconhecimento é ,de fato, uma virtude que não se encontra facilmente mesmo nos dias de hoje, não é?
    Mesmo para uma pessoa que ja tivesse vivido bastante, receber o diagnóstico de uma doença que mudaria tão drásticamente seu modo de viver seria ,no mínimo, frustrante. Por isso mais uma vez te admirei.
    Foram impostos limites e regras que ,na melhor das hipóteses, estragaria a vida de um adolescente comum, como se não fosse o bastante ter que se adaptar a uma nova rotina, a uma vida totalmente nova, teve ainda que aturar pessoas tentando te convencer de que tudo ficaria legal.
    Bem sei que não é possível receber tantas mudanças, ainda mais mudanças as quais não queremos, de braços abertos. Imaginei quantas vezes precisou de ajuda, quantas vezes precisou desabafar, ou simplesmente chorar, mas mesmo assim você sofreu tudo calada, fez da fraqueza sua fortaleza. Você suportou, e é por isso que tem meu respeito, minha admiração e meu carinho eternamente. Você é mais forte do que eu jamais seria, talvez seja por isso que eu precise tanto ter você na minha vida, talvez seja por isso que eu te ame.

    ResponderExcluir
  2. cacilda... me enquadrei em muitos desses sintomas :o Fiquei preocupada agora.

    Ah que saudade da minha Brasília!

    beijooos
    :*

    ResponderExcluir
  3. Aii meninaaaa !!!!
    Nem falaaa dessa descoberta da diabetee !!!!
    Aqui em casa ... era uma garrafa de agua do lado da camaaa né !!!! rsrs
    Aindaa naquelas fériaas !!!! Vc cada vez mais magraa... e a gente sem saber de nada !!!!
    Brigadeirooss.... Meuuu Deuss... que perigoooo !!!! hauhauhuahu
    Por fim descobrimos o que era .... um baita susto néé !!!!
    Mas aos poucos foi aprendendo a se conter e conviver com a diabetee...

    bjinhuss Mariii

    ResponderExcluir
  4. Foi um susto para todos nós. Ainda mais que comíamos uma lata de leite condensado em alguns minutos ;)
    A rotina da casa mudou completamente. Dieta pregada na geladeira, gelatina diet dentro, e um zilhão de coisas que ela teria que abrir mão. Foi complicado para você né Mari?!? Até eu começei a entrar na sua dieta... rsrs
    Fora as picadas de agulha que você levava todos os dias e as medidas da glicose.
    Mas graças à Deus você soube lidar com isso, mesmo tendo aquelas recaidas de ficar isolada no quarto. Pessoas que não tem diabetes não tem noção do sofrimento que é. Logo no começo da diabetes da Mari, eu não tive. Só vendo de perto mesmo para entender.
    Então Mari, continue com esta força. Tenha um futuro brilhante na faculdade, e que possa se tornar o que todas as mulheres pretendem, independente. Depois a gente combina de se ver, porque estou mooorreendo de saudades! Agora no Rio né?!!? srrs

    Beijo grande, e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Ah Mari é muito complicado nos adaptar à medidas que não escolhemos e muito menos esperavamos ter que tomar em certa etapa da vida. Na minha família é bem normal diabetes e preção alta. Daí vem de mim ter que manerar no sal e no doce pra que eu não acabe ficando com um dos dois...
    E além disso, meu grande sonho de engravidar se dificultou mais ainda quando tirei o mioma que tive no útero... Mas pra tudo se tem uma solução, não é? Só não devemos nos abater em situações do tipo pois só piora, meu bem.
    Você é um grande exemplo de superação Mari. [pelo menos pra mim]

    Saudade de você, minha linda.
    Graaaande beijo :* (L)

    ResponderExcluir